Cristalmat - Objetivos

O "Grupo de Cristalografia Aplicada à Ciência de Materiais - CristalMat" que compõe o "Laboratório de Cristalografia Aplicada à Ciência de Materiais" é a associação de pesquisadores e estudantes que têm como objetivo o estudo e aplicações de técnicas de cristalografia no estudo e desenvolvimento de materiais. O Grupo é composto por pesquisadores diretamente ligados ao Laboratório e colaboradores, técnicos de nível médio ou superior e estudantes de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e outros estagiários.

O CristalMat foi criado a partir de equipamentos adquiridos com recursos da FINEP, dentro de um projeto de interesse das Indústrias Nucleares Brasileiras – INB que visa o desenvolvimento da tecnologia de produção de zircônio metálico com grau nuclear e ligas de zircônio de aplicação nuclear. O Grupo conta também com financiamento a projetos oriundos de diversas agencias de fomento à pesquisa científica e tecnológica, como CNPq, FAPESP e CAPES, além das instituições às quais está subordinado: CNEN e IPEN. No âmbito acadêmico o Grupo é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP (nível 6 da CAPES), ministrando cursos e formando pesquisadores em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O CristalMat mantém interação com diversos Grupos de pesquisas do Brasil e do exterior, visando o desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos e o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e pesquisadores. O Grupo mantém também interação com empresas públicas e privadas, oferecendo serviços de análises e desenvolvimento de projetos.

OBJETIVOS

Nosso objetivo é a aplicação de técnicas de cristalografia no estudo da estrutura cristalina e microestrutura de materiais visando à otimização de propriedades e processos, o desenvolvimento de novos materiais ou ainda a novas aplicações desses materiais.

Dentre as técnicas empregadas, podem ser citadas: difração de raios-X, elétrons, nêutrons e radiação síncrotron; absorção e espalhamento de raios X e nêutrons; fluorescência de raios-X, microscopia eletrônica de varredura e transmissão; medidas de propriedades elétricas, magnéticas, térmicas, mecânicas, químicas, de corrosão e de propriedades nucleares.